sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A arte com suas formas e técnicas

A arte é sempre ligada ás curcunstâncias históricas e geográficas em que se situa. Quando, por exemplo, se teve em mira reconstruir os templos da Acrópole no século V a.C, em Atenas, as intenções de Péricles e de Fídias teriam assumido forma inteiramente diversa, se não fosse a quantidade de mármore existente no monte Pentélico, há alguns quilômetros apenas. Do contrário, teria sido preciso usar pedra trazida por mar desde Jônia,através do Egeu.
O estilo pessoal do artista, consequentemente, será determinado não apenas pelo espírito do período histórico em que vive e produz, como por sua habilidade artesanal e pela natureza das diversas técnicas de que se valha. A técnica do afresco, por exemplo, remonta a tempos antigos e, embora tenham variado muito as formas de sua representação, os métodos e procedimentos básicos do afresco pouco se alterarm desde os tempos greco-romanos.
Outras técnicas, como a encáustica ou mosaico, caíram em quase completo esquecimento, apesar de tentativas esporádicas para ressucitá-las. No entanto, continuam aparecendo novas técnicas e logo depois de uma fase de experimentação, passam a integrar a prática dos artistas contemporâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário