sábado, 28 de fevereiro de 2009

Elementos básicos

Ponto= O elemento mais simples é pois o ponto, pequena marca em determinadso espaço que pode chamar a atenção do olhar, conforme sua posição(foco). Isolado, é elemento estático; combinado com outros pontos, pode-se transformar em dado sugestivo de motivação e de ritmo.

Linha= Uma sucessão contínua de pontos passa a ser a linha, capaz de sugerir deslocamento e de tornar-se expressiva por si mesma. Uma linha horizontal pode exprimir a calma, o repouso, a estabilidade; a vertical, a dignidade, a altivez; a oblíqua, o desiquilíbrio, a transição, a queda; a curva, a sensibilidade.

Plano= Espaço ocupado pela obra de arte, o plano pode ser real ou ideal como, por exemplo, na arquitetura ou na pintura. Compreende o espaço positivo, ou seja, aquele que verdadeiramente é utilizado pelo artista, e o espaço negativo, ou seja, o das zonas de repouso, e que corresponde á pausa musical. Se da o nome de "composição espacial" á disposição, no plano, dos espaços positivos e negativos.

Textura= A textura é um elemento que deriva da própria qualidade física do plano. O papel, o pano, a madeira, a pedra, cada um desses materiais tem sua textura inconfundível e que se impõe ao tato: é o que Bernard Berenson denominou valores tatéis de uma obra de arte. A textura muitas vezes é qualidade fundamental da obrae, como tal, não se mostra apenas para ser vista: precisa ser tocada.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Alguns tipos de artes visuais

Artes visuais podem ser classificadas em quatro categorias: pictóricas, escultóricas, construtivas e aplicadas.
-Artes pictóricas são as que se desenvolvem sobre uma superfície bidimensional. como o desenho (a bico-de-pena, a tinta, a carvão, a pastel, a giz), a pintura (óleo, têmpera, aquarela, guache), a gravura (pla, de incisão, de relevo), o mosaico e a fotografia;
_Entre as artes escultóricas se colocam todos os tipos de escultura, do baixo-relevo ao bloco esculpido.
-A arquitetura corresponde sozinha á terceira categoria, das artes construtivas;
-As artes aplicadas ou utilitárias, enumeram-se a cerâmica, os trabalhos em vidro, marfim, madeira, materiais têxteis etc. As artes aplicadas também são ás vezes subdivididas emj utilitárias e decorativas.

A arte com suas formas e técnicas

A arte é sempre ligada ás curcunstâncias históricas e geográficas em que se situa. Quando, por exemplo, se teve em mira reconstruir os templos da Acrópole no século V a.C, em Atenas, as intenções de Péricles e de Fídias teriam assumido forma inteiramente diversa, se não fosse a quantidade de mármore existente no monte Pentélico, há alguns quilômetros apenas. Do contrário, teria sido preciso usar pedra trazida por mar desde Jônia,através do Egeu.
O estilo pessoal do artista, consequentemente, será determinado não apenas pelo espírito do período histórico em que vive e produz, como por sua habilidade artesanal e pela natureza das diversas técnicas de que se valha. A técnica do afresco, por exemplo, remonta a tempos antigos e, embora tenham variado muito as formas de sua representação, os métodos e procedimentos básicos do afresco pouco se alterarm desde os tempos greco-romanos.
Outras técnicas, como a encáustica ou mosaico, caíram em quase completo esquecimento, apesar de tentativas esporádicas para ressucitá-las. No entanto, continuam aparecendo novas técnicas e logo depois de uma fase de experimentação, passam a integrar a prática dos artistas contemporâneos.

Conceito de arte

A arte é um produto de um ato criativo, a cada instante ela corresponde, direta ou indiretamente, as concepções ideológicas da sociedade em que aparece; é universal, intrínseca ao ser humano, ao longo de sua hisrória. A partir daí, pode-se dizer, em primeira instância que toda criação artística constitui um resultado da atividade do homem.
Os fenômenos físicos e naturais não são obras de arte, ainda que em muitos casos sejam belos, e até para serem assim considerados é necessário o testemunho do ser humano

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009